Os atletas do futuro não vão necessariamente correr, chutar uma bola ou nadar. No futuro, alguns atletas vão ter apenas vitórias virtuais no currículo.
De acordo com o Portal Fortune, cientes da grande popularidade dos jogos online, o Comitê Olímpico Internacional e a Associação Global de Esportes (GAISF), hospedaram um fórum em julho sobre os e-sports e as Olimpíadas.
De acordo com o Kit McConnel, diretor de esportes do Comitê Olímpico, apesar da alta popularidade e apoio popular, é improvável que os esportes entrem nas olimpíadas no curto prazo.
Governança fragmentada, problemas de licenciamento e violência são alguns dos motivos citados por ele para a não inclusão.
“Por detrás do termo e-sports, existem muitas comunidades e muitas culturas diferentes. É um ecossistema muito heterogêneo “, disse Nicolas Besombes um conselheiro de e-sports da GAISF.
Apesar de a conexão entre violência e jogos violentos nunca ter sido provada, é improvável que o comitê olímpico tome qualquer risco nesse sentido.
Porém, de acordo com McConnel, apesar de os jogos violentos estarem completamente fora de cogitação, ele vê espaço para que jogos não-violentos encontrem um futuro das olimpíadas.
Como demora em média três a sete anos para algum esporte ser aceito pelo comitê olímpico, é improvável que consigamos prever qual e-sport será o primeiro a fazer parte das olimpíadas, já que três anos atrás um dos jogos mais populares do mundo, o Fortnite, ainda nem existia. Dessa forma, será difícil prever qual será o futuro dessa modalidade.
Porém , os verdadeiros fãs de e-sports não devem desanimar
Os esportes tradicionais vem perdendo cada vez mais espaço entre as gerações mais novas. As Olimpíadas do Rio de Janeiro, tiveram uma audiência 15% menos do que a de Londres, que ocorreu quatro anos antes.
Entre os jovens entre 18-34 anos, a audiência caiu 31%.
É provável que para recuperar a audiência entre os jovens o comitê olímpico se adapte para incluir e-sports com audiência crescente.
Em 2018, a final do mundial de League of Legends teve 99.6 milhões de espectadores enquanto a final do Super Bowl de 2019, que é o maior evento esportivo dos Estados Unidos, teve 98.2 milhões de espectadores.
Mesmo em relação a premiação, os valores astronômicos pagos nos-esports já estão chegando perto de premiações dos esportes tradicionais.
Por conta disso, diversas pessoas e empresas apoiam a inclusão dos e-sports nas olimpíadas.
Intel e Alibaba, duas empresas gigantes de tecnologia, apoiam o projetos relacionados aos e-sports e grande eventos de entretenimento.
Além disso, faculdades americanas já começaram a fornecer bolsas de estudos para atletas de e-sports.
Se os e-sports vão fazer parte dos jogos olímpicos algum dia, só o tempo nos dirá… Mas o grande aumento na popularidade e na audiência, já provam que os e-sports vieram para ficar.