Os E-sports estão aqui para ficar. Jogos competitivos já criaram uma indústria de bilhões de reais e estão projetados para crescer de forma considerável ao longo dos próximos anos.
The High School Esports League (Liga de e-sports de ensino médio dos E.U.A), alega ter mais 1500 de escolas inscritas como membros, número que dobrou entre 2018 e 2019.
É possível dizer que nos Estados Unidos os e-sports estão muito perto de se tornar algo comum, já que diversos alunos já praticam de forma natural algum e-sports como atividade extracurricular.
Os benefícios dos e-sports nas escolas
É consenso entre os educares que atividades extracurriculares são extremamente benéficas para estudantes, já que tais atividades estimulam a socialização entre alunos e incentivam a pro atividade. Elas são tão importantes que existem pesquisas que afirmam que alunos que estão envolvidos em atividades extracurriculares são mais bem-sucedidos que os demais.
Crianças envolvidas em atividades extracurriculares tendem a faltar menos na escola e possuem maior taxa de graduação no colégio. Além disso, elas tendem a ter melhor performance em línguas e matemática e prestam mais atenção nas aulas. Por fim, o mesmo estudo conclui que crianças envolvidas em atividades extracurriculares tendem a ter maior autoestima e menor possibilidade de uso de bebidas alcoólicas e cigarros.
Por conta dessa dinâmica, atividades complementares relacionadas aos e-sports podem ser uma maneira de incentivar os estudantes a passarem mais tempo na escola e a terem melhor performance acadêmica e social.
97% dos homens e 83% das mulheres adolescentes jogam videogame nos Estados Unidos
Dessa maneira, como praticamente todo estudante tem interesse ou prática algum jogo, é possível afirmar que os e-sports podem servir como ferramenta de socialização entre alunos. Essa socialização é importante, porque pode estimular o desempenho acadêmico dos jovens envolvidos.
Estudantes podem aprender habilidades importantes para sua vida
É intuitivo que os esportes tradicionais podem ensinar habilidades fundamentais para toda pessoa praticante. Porém, assim como no futebol, basquete e outros esportes tradicionais, os e-sports também conseguem ensinar essas habilidades para os praticantes.
Trabalho em equipe: comunicação, assertividade, confiança e responsabilidade
Socialização: contato com outros participantes, atividades em grupo, compartilhamento de ideias e exposição a ambientes diferentes
Pensamento estratégico e planejamento: criação de metas e objetivos, entendimento de tomadas de decisão, decisão estratégica, toma de risco e entendimento de mecanismo de benefícios
Conclusão
O ensino dos e-sports pode ajudar muitas crianças e adolescentes a estimular suas paixões, aumentar seu rendimento acadêmico, sociabilidade e estimular intelectualmente muitos jovens.
Além disso, já é possível conseguir bolsas de estudo jogando League of Legends.
É provável que no futuro, provado os benefícios, haja a inclusão dos e-sports em todas as escolas dos Estados Unidos, assim como já está ocorrendo na Suécia.