Quando nós falamos sobre e-sports há uma crença de que qualquer um pode se tornar um jogador profissional, caso se esforce e treine intensamente.
De certa forma isso é verdade, já que diferente dos esportes tradicionais, não existem limitações físicas e qualquer um consegue clicar nos botões de um teclado, mouse ou controle de videogame.
Além disso, existem diversas modalidades de jogos como: FPS, MOBA, Battle Royale, jogos de luta, jogos de futebol e etc. Existem tantos jogos diferentes e tantas modalidades que existem oportunidades para todas as pessoas que se interessam em se tornar um atleta profissional.
Mas muitas pessoas não falam sobre a rotina de treinamentos de um atleta. Em jogos extremamente competitivos existe uma rotina de treino de 8 a 14 horas por dia. Além disso, eles tem que treinar 5 a 7 vezes por semana, o que pode resultar em uma carga média de 40 a 100 horas por semana.
Tendo em vista que uma pessoa média no Brasil trabalha 44 horais semanais, você provavelmente vai trabalhar muito mais do que em outras profissões.
Além disso, a rotina de um atleta não é só treinar. Eles precisam gastar tempo assistindo replays, discutindo estratégias, se motivando, fazendo campanhas publicitárias e até mesmo fazendo streams.
Até mesmo, quando está fora de temporada um atleta não pode parar de treinar. As frequentes atualizações, mudanças de meta e cobranças por partes das equipes e seguidores, faz com que os atletas tenham que dedicar a maior parte do seu ano ao estudo e prática da sua modalidade.
Dessa forma, pode-se dizer que para se tornar um jogador profissional é necessário um comprometimento extremamente alto por parte de todos os profissionais envolvidos. É muito comum atletas reclamarem que após a rotina diária de treinos, sobra muito pouco tempo livre para realizar suas atividades diárias.
Mas se é tão difícil, por que tanta gente quer virar um atleta profissional?
Apesar de demandar muito tempo e esforço, ser um atleta de e-sports é algo extremamente gratificante financeiramente e socialmente.
Atletas bem-sucedidos já ganham quantias astronômicas de dinheiro.
O Kuro, jogador de Dota 2, já ganhou mais de R$16 milhões em premiações, enquanto o “Ninja”, streamer de Fortnite, tem ganhos mensais de aproximadamente R$1.5 milhões.
Além disso, os atletas são extremamente populares em redes sociais. E as premiações das competições aumentam cada vez mais.
Para efeito de comparação o jogador de Fortnite “Ninja” tem mais seguidores no Instagram do que o Ronaldo, que já foi campeão da copa do mundo e eleito melhor jogador de futebol do mundo duas vezes.
Conclusão
É necessário dizer que se você tomar a jornada para se tornar um atleta profissional, ela não vai ser fácil e nem previsível.
Mas assim como tudo em todas as outras profissões que existem, se você quer ser o melhor você tem que se esforçar mais que os outros e se empenhar ao máximo.
Da mesma forma que milhares de crianças sonhavam em ser jogadores de futebol e só algumas conseguiram, atualmente milhares sonham em serem atletas de e-sports e só os melhores e mais dedicados vão se destacar.